Talvez essa seja a pior frase da história da humanidade. Muitas pessoas foram mortas, torturadas, roubadas graças a essa frase. E sem falar de quantas ainda são hoje enganadas por ela.
Hoje na faculdade a professora citou o discurso que Galileu Galilei teve que proclamar publicamente contra tudo o que ele acreditava. E a cada palavra podia sentir a dor que aquele sofreu quando fez aquilo.
Com isso comecei a refletir sobre o que a humanidade já fez “em nome de Deus”, e então lembrei das cruzadas, fogueiras da inquisição, guerras santas, atentados terroristas. Mas lembrei de uma coisa em particular que vai mais além, é muito mais profundo, “em nome de Deus” mataram Jesus. Ele que era a própria encarnação de Deus e que veio a Terra para nos salvar. É extremamente contraditório isso, e me leva a crer em quão cruel e nojento é o ser humano.
Hoje em dia basta ligar a sua TV e dar uma zapeada nos canais que se encontrará vários homens abusando da ignorância de milhares de pessoas e usando o nome de Deus para anunciar uma teoria barata de prosperidade que só faz esse cidadão prosperar. Há anos atrás podíamos acusar exclusivamente a Igreja Católica de usar dessas táticas de enganação das massas, como por exemplo, a tradução da bíblia somente para o latim, dando autoridade aos padres para darem a interpretação que bem entendessem as escrituras sem serem questionados por seu rebanho, mas hoje elas estão presentes em todo o meio cristão.
Não sei de onde vem a audácia que capacita a essas pessoas para denominarem seus pensamentos a vontade de Deus, mas provavelmente vem do fato de ser tão fácil enganar os outros usando essa expressão. Pois a partir do momento em que é pronunciada cessam-se as necessidades de mais argumentos para se legitimar uma teoria.
Sou cristão, sou evangélico, e tenho orgulho disso. Mas não tenho orgulho daqueles que partilham da mesma fé que eu, ou seja, em Deus, e usam de Seu nome para interesses próprios. Porém, fico tranqüilo, pois por crer Nele, sei que a Sua justiça se fará presente, recompensando os justos e punindo os que Dele blasfemam.
Hundreds of believers lured into a doomsday cult. All would perish in the name of God.
ResponderExcluir